Entenda o que é a taxa Selic através dos conceitos: Compulsório, Redesconto e Mercado interbancário

A definição da taxa Selic é a ferramenta financeira mais importante dentro da economia atual, devido à sua influência em todos as esferas do cenário econômico.

O presidente do banco central é peça fundamental na articulação de recursos em um país e sofre diversas pressões ao definir a taxa básica de juros, pois qualquer atitude tomada por ele tem impacto direto em todos os agentes financeiros, assim como no governo que é quem elege o presidente. Tudo tem origem no compulsório, irei explicar esse conceito de forma breve.

É sabido que o dinheiro depositado nos bancos não fica parado, os bancos sabem que os montantes nas contas não serão retirados todos de uma vez, e isso lhes dá a possibilidade de usar parte do dinheiro que permanecerá neles para lucrarem com empréstimos à juros. Essa é a atividade dos bancos, a atividade de juros, movimentando recursos dentro da economia cobrando mais caro de quem tem menos credibilidade e cobrando mais barato de quem tem mais.

Para limitar o poder dos bancos, o banco central do brasil exige que 28% dos valores depositados nestes seja transferido para o próprio banco central ao final de cada dia, essa quantia é chamada de compulsório, e a falha em cumprir essa obrigação resulta em punição financeira, chamada de redesconto, que nada mais é do que o próprio banco central emprestar o dinheiro restante à juros acima do mercado, o que faz com que os bancos se vejam na seguinte situação: se 29 porcento dos depósitos não tiverem sido utilizados ao final do dia, 1 porcento representa prejuízo por custo de oportunidade (teoria econômica que afirma que ao deixar de fazer algo mais produtivo do que o que está fazendo, você está perdendo), ou seja, 1 porcento de capital que poderia ter gerado mais lucro aos bancos ficou inutilizado. A outra situação seria se ao final do dia o banco tivesse 27 porcento somente dos valores de depósitos, nessa situação o redesconto proveniente do banco central custaria muito mais do que o custo de oportunidade.

Além do redesconto, existe uma segunda alternativa que é mais utilizada por conter juros menores, um banco que não está com 28 porcento dos montantes depositados em caixa poderia fazer um empréstimo com outro banco que está com valores acima destes 28%, situação chamada de mercado interbancário, e por lei esse empréstimo deverá ser pago no dia seguinte (conceito chamado de overnight). Os bancos que estão pegando os empréstimos utilizam títulos públicos como garantia de pagamento, essa questão é importantíssima, porque quem define a taxa de juros de títulos do tesouro é o governo, com exceção do título LFT, cujo rendimento é vinculado à taxa Selic. Todos os outros títulos ofertados pelo tesouro possuem somente a inflação como variável, o restante dos juros é definido pelo governo.

A taxa de juros que será cobrada por um banco a outro no mercado interbancário é chamada de taxa Selic (Sistema especial de liquidação e custódia), e é definida pelo banco central. A definição é feita no formato anual, mas sua utilização pelos bancos é feita no formato diário devido ao mercado interbancário ser um processo de overnight por lei.

Este artigo foi somente informativo para servir de base para o entendimento dos interesses de cada agente da economia perante a definição da taxa Selic que tratarei posteriormente. Ontem, o presidente do banco central manteve a taxa básica de juros (taxa Selic), afirmando que não poderia diminuí-la para conter a inflação, nas próximas publicações falarei dos interesses dos bancos, do governo, da bolsa de valores e do interesse principal, que é o da população, através de uma análise do crédito do consumidor final, da inflação, dentre outros fatores.

Mestre em Economia e Doutorando em Administração pela California International Business University. Atuou no mercado de capitais e derivativos entre 2004 e 2011 e como consultor nas áreas de Controladoria e Finanças do software de gestão SAP desde 2011 nas empresas: Applied Materials, Costco Wholesale, Anglo Gold Ashanti, Grupo Ferroeste, Tambasa, Usiminas, Eletropaulo, Celpa, Cemar, BRF, Leroy Merlin e Viapol. Curta a página MAM Economia no Facebook clicando na respectiva figura no menu direito da tela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *