Baderna geral petista: manifestações contra o remédio para a crise

O portal uai, através do jornal Estado de Minas, tem noticiado incessantemente a greve geral com aspectos marcantes de violência em todo o país, clique aqui para ver uma das matérias.

A realização de greves pacíficas é um direito constitucional, e em vários casos pode ser eficiente no combate à injustiças e em favor da população. Este blog inclusive incita a realização de manifestações pacíficas que exijam do governo a criação de uma lei que estabeleça que peculato e corrupção tenham o mais alto nível de punição penal.

Quanto à greve de hoje, esta não é pacífica e nem tampouco benéfica. Sua origem ligada aos sindicatos e ao PT evidencia que os participantes querem mais do mesmo. Treze anos de desgoverno do PT , gerou aumento exorbitante de gastos públicos, maior endividamento do Estado, fuga de capitais do país, índice de desemprego estratosférico, ou seja, uma das maiores crises na história do Brasil.

Se continuássemos mantendo as mesmas medidas econômicas defendidas pelo PT, todos os sintomas citados acima teriam aumento de intensidade, e um colapso financeiro seria inevitável. O governo atual tem tomado medidas extremamente opostas às petistas, focando em diminuição de gastos públicos, flexibilização de direitos trabalhistas arcaicos, além da reforma da previdência, que embora nos afete diretamente, se faz necessária.

Os que manifestam hoje, violentamente (vale salientar), estão exigindo que as reformas tão necessárias para a atração de capitais não sejam feitas. Estão clamando por agravamento da doença, estão manifestando contra o futuro do Brasil.

Ciro Gomes fez mais um discurso extremamente populista e sem fundamentos econômicos em rede nacional ontem. Este afirmou que não existe déficit da previdência, mesmo com os números sendo absolutamente claros. Disse que devemos nos manifestar contra a alta taxa de juros, sendo que o PT deixou o país com a taxa selic altíssima, enquanto que o banco central no governo Temer tem diminuído a taxa básica de juros agressivamente.

A greve geral de hoje pode ser comparada a um alcoólatra que ao invés de enfrentar a ressaca, se hidratar e parar de beber, continua ingerindo álcool para atenuar a ressaca, que acredite, é inevitável. A conta dos gastos públicos descontrolados já está sendo cobrada, precisamos reduzi-los urgentemente.

Mestre em Economia e Doutorando em Administração pela California International Business University. Atuou no mercado de capitais e derivativos entre 2004 e 2011 e como consultor nas áreas de Controladoria e Finanças do software de gestão SAP desde 2011 nas empresas: Applied Materials, Costco Wholesale, Anglo Gold Ashanti, Grupo Ferroeste, Tambasa, Usiminas, Eletropaulo, Celpa, Cemar, BRF, Leroy Merlin e Viapol. Curta a página MAM Economia no Facebook clicando na respectiva figura no menu direito da tela.

10 comentários

  1. A crise foi provocada por empresários bandidos (coincidência, os empresários estão sempre envolvidos em todos os casos de corrupção no Brasil!) e pelos bandidos financiados por eles, que usurparam o Estado brasileiro.

  2. Você disse algumas meias verdades. Vejo que sua visão sobre um determinado partido consiste em doutrina ideológica. Tucanos odeiam o PT. Petistas odeiam o PSDB. Haja catarse. No que se refere à paralisação, existe uma insatisfação generaliza dos trabalhadores em relação às reformas pretendidas pelo Governo. É claro e cristalina a usurpação de diretos em desfavor do trabalhador. E nem se diga que essas reformas têm por objetivo alavancar o emprego, pois isso não é verdade. O que emperra a economia e o emprego, no país, é a titânica máquina arrecadatória de impostos do próprio governo. As reformas atendem tão somente ao mercado financeiro, os trabalhadores serão prejudicados nessa queda de braço.

  3. Jose Cleomar, sozinho o PT não pode ser responsabilizado, concordo. Mas ele estava no comando, ele que abriu todas as possibilidades dos roubos aumentarem de forma exponencial. Ele que institucionalizou a corrupção, que antes eram pontuais e bem menores. O PT foi procurar se aliar exatamente com o segundo pior partido do país (PMDB) e da história. O primeiro é ele mesmo. Depois se aliou com o PP, o terceiro pior e que mais gente presa tem. Você sabe como está o ranking dos partidos que mais tem representantes (ou “amigos”) presos, réus, condenados e delatados? Vc sabe direitinho o que pesa sobre Lula, quais são as evidencias que só faltam gritar para serem reconhecidas como verdadeiras, que só mesmo um estúpido e ingenuo para não acreditar? Aécio é inocente? Quais são as evidencias contra ele? Vamos comparar com as do Lula?
    Cite 3 evidencias claras de crime e de enriquecimento ilicito contra Aécio. Vale fotos, delações de ex-amigos, documentos, video etc. Mas sem fofoca de sindicatos, disse me disse, por favor. Também não estou defendendo Aécio e não falaria que seja inocente de todas as acusações, que aliás, convenhamos, perto das de Lula parecem mais brinquedinho.

    1. Gilney Guimarães, o seu discurso só convence a você mesmo. Lula, Aécio, Anastasia, Temer e cia. Todos são hienas, cleptocratas a serviço de ninguém. Não há projetos para o país, nem de Aécio, muito menos dos que aí estão.

      1. Caro Jair, não estou defendendo Aécio e não ponho a mão no fogo por ele e nem pelo Temer ou por político nenhum, com relação a corrupção. A diferença é que o Lula extrapolou tudo, avançou em todos os limites negativos e as evidencias contra ele são claríssimas. Só não tem o nome dele em escrituras. Vc acredita? O que me espanta é o radicalismo dos petistas em defender este sapo barbudo e a dona Dilmona, que nem aqueles “crentes” ingenuos de muitas igrejas evangelicas que defendem os donos “pastores” de suas igrejas. Por acaso vc já presenciou algum “coxinha” defendendo e idolatrando Aécio, FHC, Temer…? Na balança da corrupção, o Lula pesa muito mais que todos juntos. Em tempo, apesar de nunca ter votado em Temer, detestar este partido (que só o PT mesmo para se aliar) , ele está fazendo um governo infinitamente melhor que o da Dilma. Já fez o pais parar de desabar e ensaiar os primeiros sinais de recuperação. O desemprego ainda vai demorar para se recuperar da hecatombe provocada pelo PT. Geralmente é o ultimo setor a piorar e também a melhorar.

  4. Caros , o malfadado PT só chegou ao poder porque ninguém aguentava mais o governo (que agora voltou ), governar praticamente desde o início
    da república e simplesmente não conseguir fazer o pais caminhar para um crescente e seguro desenvolvimento e bem estar a sua população. Claro as épocas e a sociedade eram outras. Mas acho que agora devemos parar com a disputa “tipo futebol PT x PSDB etc..” analisar as propostas e chegar a conclusão se é benéfica ou não para você e seu país. O governo petista foi um completa decepção, conseguiu ser pior do que seu mais ferrenho adversário poderia imaginar.
    Quanto ao articulista oriundo do mercado tem uma visão que sempre vai privilegiar os desejos deste mercado. Claro que não é crime e ele tem todo o
    direito de ter a opinião que melhor lhe convier. Democracia é isto.

  5. Não existe partido político bom, todos os políticos são raposas, roubam ovos no galinheiro na calada da noite. Mas, o PT é uma aberração, está muito longe de ser um partido político, apesar de ser um. Analisando hoje, é possível ver claramente que é uma quadrilha de ladrões, que comete assassinatos também, escondidos atrás da bandeira do comunismo. Só não admite isso, aqueles que se beneficiaram do produto do roubo enquanto ele aconteceu. O partido é medíocre e a maioria de seus seguidores também são. Ainda bem que acabou e a sujeira que deixou para trás, vai servir de alerta para as próximas gerações.

  6. A verdade e que a maioria desses economistas das catástrofes não falam quanto o Brasil banca aos rentistas, e , o povo não sabe que essa conta e maior do que a previdência. Também o governo só fala no déficit, mas espertamente, não separa o que as contas da previdência e assistencia social que deveria ficar com o governo e não nas costas dos trabalhadores. Quanto ao PT, tem e teve suas falhas , mas ninguém pode negar as realizoes do governo petista que foi o melhor período para o povo desde o descobrimento do Brasil. Alias, o governo do PSDB, que antecedeu o PT para quem memoria deixou o Brasil quebrado e dependente dos empréstimos do FMI, e foi deixou o governo com 10 por cento de infração, apagão, desemprego, recessão, e quem lembrar de uma ponte, de uma escola, de alguma obra de concreto naquele governo tucano, pode desafiar minha memoria pq eu não conheço nenhuma mesmo. E mais, a única obra deles foi a privataria onde os bens púbicos foram vendidos a preço de banana e pagos com empréstimos do próprio governo e com moeda pobre, e o plano real, que foi obra de Itamar Franco, mesmo assim, no final do governo de FHC, a inflação havia voltado e girava nos 10 por cento, sem contar que paridade do dólar com o real, obra desse plano, fez quebrar a industria nacional.

  7. Caro Marcelo, respeito a sua opnião,mas não concordo,pois desde outros governos as reformas que acontecem são somente trabalhistas, porque não acontece a tão sonhada e desejada reforma política?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *